Coordenador : Andréa Lúcia da Silva de Paiva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388498.2199.188194.26012023
Departamento/Setor: COC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo: comunidade acadêmica, professores e alunos da educação básica e público afins.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido na UFF em Campos dos Goytacazes.
Objetivo
A proposta deste projeto de extensão além de realizar rodas de conversa com estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições e grupos de pesquisa visa o levantamento de narrativas, memórias de pessoas idosas e de jovens em territórios campistas diversos selecionados. As rodas de conversas permanecem ocorrendo no formato de lives, mas também no presencial. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko que tem como objetivo os estudos dos indivíduos em suas narrativas, performances, rituais e simbolismos. Apresentando como eixo principal as noções de memória e cultura, o grupo visa os estudos sobre religiões, festividades, educação, relações étnico-raciais e patrimônio. Visamos como objetivos específicos: - Valorizar a extensão no ensino superior e compreendê-la como uma ação de soma de conhecimentos junto ao ensino e a pesquisa; - Compreender que este ensino, pesquisa e extensão seguem o caminho de problematizações sobre o conhecimento junto aos profissionais e alunos de instituições superiores e a Educação Básica; - Proporcionar outros olhares acerca de metodologias aplicadas no formato presencial ou on-line que, por sua vez, refletem na forma de pensar as atividades de ensino, pesquisa e extensão; - Instigar o amadurecimento de currículos e da Nova Base Comum Curricular contribuindo para a inclusão e debates de conteúdo sobre memória, patrimônio e cultura correspondentes às respectivas e perspectiva social; - Estimular a elaboração e publicação de material didático específico e diferenciado a partir das rodas de conversas que poderão auxiliar nas três dimensões (ensino, pesquisa e extensão); - Incitar o reconhecimento e estima da pluralidade do patrimônio sociocultural e a valorização e difusão das manifestações culturais, possibilitando a elaboração de conteúdos escolares e da educação patrimonial; - Fomentar as ações do Grupo de Pesquisa Motirõ Nhandereko junto ao Observatório do Patrimônio Cultural a partir de memórias e narrativas intergeracionais locais; - Observar, levantar e analisar as memórias e narrativas de pessoas idosas e juventudes in loco e através de leituras e documentos; - Contribuir e avaliar no acompanhamento das ações do poder público junto às políticas culturais e educacionais do patrimônio cultural; - Colaborar para a produção de conhecimento científico no campo do patrimônio cultural através de produção e divulgação científica.
Resumo
A proposta prevê a atuação do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko em Campos dos Goytacazes (RJ) que tem por objetivo se tornar num instrumento auxiliar de informação e de suporte à decisão pública, potencializando a investigação, a socialização da informação e do conhecimento. Nesse sentido, o Grupo visa fomentar, junto ao projeto de pesquisa Observatório do Patrimônio Cultural de Campos: monitoramento e análise da preservação patrimonial nos municípios da microrregião de Campos dos Goytacazes – RJ (UENF) do qual o Motirõ se tornou integrante. O projeto de extensão Motirõ em Redes: culturas e memórias intergeracionais em territórios campistas (ressignificando o projeto Motirõ em redes: memória, patrimônio e cultura). Visamos quanto ao objetivo principal contribuir para a formação profissional, democrática e cidadã dos estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), evidenciamos a importância do ensino superior junto à comunidade acadêmica e à educação básica, estabelecendo diálogos e reforçando os laços institucionais acadêmicos. Sendo assim, o projeto traz como público prioritário o diálogo com professores da Educação Básicas e instituições de culturas locais e pesquisadores de diversas regiões, sobretudo, em torno da UFF/Campos de acordo com demandas que identificamos, ao longo de dois anos do projeto, necessárias à formação continuada. Este projeto de extensão existe desde julho de 2020. Ao longo dos três anos de existência podemos apontar a sua importância junto à formação discente e comunitária. Coordenação: Andréa Paiva Geovana Tabachi